Prefeitura promove atividades de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa

 E celebra dez anos do Centro de Referência

 

Junho é o mês de enfrentamento da violência contra a pessoa idosa e para marcar a data a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, realiza atividades de promoção de direitos e valorização desse público na cidade. Este mês, a Prefeitura também comemora o aniversário de dez anos do Centro de Referência da Pessoa Idosa. A programação completa está disponível no portal da Prefeitura.

A programação oficial do Junho Violeta, como é nacionalmente conhecido, tem início, em Belo Horizonte, com o seminário “Olhares sobre a Violência contra a Pessoa Idosa”, no dia 12, na sede da Prefeitura. A programação segue, no dia 13, com a exibição do filme Tapete Vermelho, no MIS Cine Santa Tereza, às 14h; apresentação de cenas do Grupo de Teatro Sementes, no Teatro Raul Belém Machado, às 19h; e a comemoração dos dez anos de inauguração do Centro de Referência da Pessoa Idosa, que acontece durante todo o dia.

Nos dias 24 e 26 de junho serão realizadas rodas de conversa com o tema Rede Longevidade. No dia 24, o encontro acontece na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, e no dia 26, no Centro de Referência da Pessoa Idosa.

A secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, destaca a atuação da Prefeitura no enfrentamento da violência contra a pessoa idosa e no fortalecimento e valorização dessa população em Belo Horizonte. “Nos últimos anos, a Prefeitura retomou obras paradas no Centro de Referência da Pessoa Idosa, revitalizando o espaço, que está mais acessível e aconchegante. Como consequência disso, tivemos aumento na utilização e na oferta do serviço. Além disso, fortalecemos o programa Maior Cuidado com o atendimento aos idosos em casa, de acordo com o grau de dependência de cada pessoa, e temos como direcionamento a prevenção da exclusão e do isolamento”, explica.

Desde 2017, a Prefeitura ainda ampliou o repasse de recursos para as 24 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em 20%, para as vagas de maior dependência, e criou o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias, voltado para pessoas que tiveram suas limitações agravadas por situações de violência, negligência ou abandono.

O subsecretário de Direito e Cidadania, Thiago Alves, explica que as atividades deste mês permitem a interlocução com diversos públicos e se destacam por permitir que os cidadãos reconheçam as diversas formas de violência que a população idosa está sujeita. “A violência contra as pessoas idosas se apresenta de várias formas. É importante que se tenham respostas rápidas e eficientes para se combater a violência física, mas também, quando se trata do enfrentamento à negligência e a omissão, a abordagem precisa ser capaz de conscientizar para essa situação, uma vez que são mais silenciosas”, afirma.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa utilização de cookies.