A próxima Tarde de Cultura da OAP, no 20 de agosto, terá a palestra ilustrada do professor Eugênio Marcos Andrade Goulart, aposentado da Faculdade de Medicina da UFMG, sobre As andanças de Auguste de Saint-Hilaire por Minas Gerais, naturalista francês que chegou ao Brasil (Rio de Janeiro) em 1816. O professor Eugênio Goulart, além da palestra, apresentará o livro de sua autoria sobre o viajante francês, que percorreu mais de 16 mil quilômetros pelo Brasil, e em especial por Minas Gerais, regressando à França em 1822.
Saint-Hilaire (1779-1853) em suas andanças por Minas, contou com os préstimos do naturalista alemão Georg Langsdorff e do botânico brasileiro Antônio Ildefonso Gomes. O palestrante reconstituiu o roteiro do naturalista em Minas, incluindo Ouro Preto, Serro, Diamantina, Almenara, Bocaiuva, Januária, Paracatu, São João del-Rei, Passa Quatro e outros locais. Além dos caminhos percorridos, o naturalista fez amplo registro da vida mineira.
A coordenação dos trabalhos é do professor Cid Velloso, médico, ex-reitor da UFMG, membro da Academia Mineira de Medicina e atual Diretor de Saúde da CASU.
Haverá apresentação musical com Erly do Prado – viola e voz, Marta do Prado – voz, e Adriano Neves – violão e voz. Serão apresentadas 10 músicas relacionadas à vida agrária: Chico Mineiro (Tonico e Francisco Ribeiro), Tocando em frente (Almir Sater), Mágoa de boiadeiro (Nonô Basílio e Índio Vago), Peão (Almir Sater), Caboclo na cidade (Dino Franco e Nhô Chico), Cuitelinho (Paulo Vanzolini e Antônio Xandó), Chalana (Mário Zan e Arlindo Pinto), Estrada do Sertão (João Pernambuco e Hermínio Belo), Cio da terra (Milton Nascimento e Chico Buarque) e Moreninha linda (Tonico).
Na ocasião, A professora Marilene Gangana lançará também a programação dos Concertos de Primavera deste ano.
A Tarde de Cultura é de graça e começa às 16h, na sede da OAP, no 2º andar da Praça de Serviços da UFMG, na Pampulha. Informações pelo telefone 3409-4505.