À medida que envelhecemos o cuidado com os olhos devem ser redobrados, pois a visão pode ser acometida por doenças que levam à cegueira. DMRI – degeneração macular relacionada à idade e catarata são algumas delas.
DMRI – degeneração macular relacionada à idade
Atingindo normalmente pessoas acima de 55 anos, a DMRI acomete a retina, parte posterior do olho, levando ao processo degenerativo da mácula, região responsável pela visão central, onde são definidas as formas, cores e rostos, e por 90% da informação visual para o cérebro. No início, o paciente percebe a diminuição do contraste, tendo a impressão de estar faltando luz, e tem dificuldade para ler e escrever. Com a evolução da doença, as imagens tornam-se embaçadas e amareladas, e as linhas retas, como as das portas, por exemplo, ficam deformadas. Por fim, uma mancha vai se formando na visão central. O tratamento não recupera a visão, mas evita a progressão da doença.
Catarata
A catarata decorre do processo de envelhecimento, afetando principalmente pessoas com mais de 50 anos. A visão fica embaçada, muito ofuscada pela luz do sol e farol de carro e a percepção das cores começa a mudar. Após a detecção realizada na consulta com um oftalmologista, o único tratamento para a catarata é a cirurgia. Não existem colírios ou óculos capazes de solucioná-la. Mas nesse caso, a perda da visão é reversível.
A melhor maneira de manter a saúde dos olhos é consultar frequentemente um oftalmologista.
Projeto de Lei
Está sendo avaliado na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de MG, o projeto de lei 120/2015 (programa Boa Visão) que prevê avaliação anual e consequente tratamento de doenças nos olhos para pessoas com 60 anos ou mais, incluindo o fornecimento de armações e lentes. O projeto está parado, porque conta com o apoio das prefeituras, que deverão ser responsáveis por organizar e gerenciar o programa.
Fonte: Hospital de Olhos Paulista