Os parlamentares da Comissão Extraordinária do Idoso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam, nesta quarta-feira (30/3/16), uma audiência pública com o objetivo de estabelecer um diagnóstico da situação dos idosos no Estado. A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Isauro Calais (PMDB), está marcada para as 16h30, no Plenarinho II.
Segundo o parlamentar, a comissão pretende intensificar seus trabalhos e, para isso, quer ter mais embasamento sobre a real situação da população idosa em Minas. Diante dessa necessidade, pretende ouvir especialistas, profissionais e representantes do poder público e, assim, traçar um panorama do que pode ser feito em curto e médio prazo. “A população está envelhecendo e não há um preparo específico para esta mudança. Queremos definir uma linha de atuação que seja eficaz e traga bons resultados para os idosos”, disse a assessoria do deputado.
Convidados – Para o debate, a comissão convidou o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão; o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; a médica geriatra e doutora em Ciências da Saúde, Karla Cristina Giacomin; e o coordenador do Instituto Jenny de Andrade Faria de Atenção à Saúde do Idoso e coordenador do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG, Edgar Nunes de Moraes.
Também foram convidados o coordenador Especial de Politicas para o Idoso da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Dilson José de Oliveira; a doutora em Demografia e professora da Escola de Enfermagem da UFMG, Mirela Castro Santos Camargos; e a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa em Minas Gerais, Tereza Lúcia de Lima.