O tema foi escolhido pra ser discutido na próxima edição do PJ Minas, após uma série de práticas colaborativas coordenadas pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Já na etapa estadual do Parlamento Jovem 2013, em agosto deste ano, foi iniciado o processo para a escolha da temática de 2014. Logo depois, foi feito o levantamento de nove temas feito pelos coordenadores das etapas municipais do Parlamento Jovem. Esses temas foram analisados pela Consultoria Temática da ALMG, que desenvolveu um estudo sobre as políticas públicas e as ações legislativas em cada área. Após o estudo, o conteúdo foi disponibilizado para todas as câmaras municipais participantes, para um triagem inicial. Os coordenadores puderam, então, argumentar e expor suas opiniões e ao final, foi aberta a votação.
Com a escolha do tema, a comissão organizadora e a Consultoria Temática se voltam agora para a escolha de um subtema e dos materiais norteadores do processo. Na primeira semana de dezembro, acontecerá o 1° encontro preparatório, envolvendo todos os coordenadores das câmaras municipais participantes.
O programa – O Parlamento Jovem foi criado em 2004 por meio de uma parceria entre a ALMG e a PUC Minas e tem como principal objetivo a formação política de estudantes dos ensinos médio e superior.
A partir de 2010, o PJ passou a ser estadual, com a confirmação de parcerias com diversas câmaras municipais, mobilizando escolas, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil do Estado. As propostas desenvolvidas pelos jovens, após terem sido apresentadas na ALMG, podem se transformar em projetos de lei ou mesmo em políticas públicas. Desde o início do projeto, mais de 150 proposições foram encaminhadas para apreciação da Assembleia.